Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



8236641  visitas
Desde 15/10/1999
usuários on-line: 64

 

   Reflexão Para O Assistente Social

            O profissional do Serviço Social atualmente encontra-se numa encruzilhada, ou melhor procura sua relegitimação, através de sua qualificação, pesquisa e respostas às demandas emergentes e do enfrentamento ao projeto Neoliberal. O assistente Social então vem executando seu trabalho nas seguintes áreas: assistência social, capacitação profissional, ações educativas e informativas, consultorias, assessorias... entre outras. O Assistente Social deve enfrentar esse processo que aumenta a exclusão e as desigualdades sociais. Enfrentar a tendência de redução do seu principal campo de trabalho e de flexibilização do seu contrato e se contrapor à tendência de precarização e privatização de seu instrumento de ação. Mantendo os princípios de universalidade, condicionalidade  e solidariedade das políticas sociais.

         As respostas a todas estas demandas que além do Estado e do mercado, há um “terceiro setor” “não governamental” e “não-lucrativo” são através da implantação de programas, capacitação e autonomia dos usuários, alargamentos de parcerias, articulação com a sociedade civil realização de pesquisas, etc...Para a implementação destes, os profissionais do Serviço Social utilizam como instrumento de trabalho: reuniões, entrevistas, visitas domiciliares, treinamento...buscando sempre uma melhor qualificação profissional, direcionando os projetos  para a conquista de direitos sociais e o exercícios da cidadania.

  
BIBLIOGRAFIA
HERKENHOFF, M.B.L. O Serviço Social no Contexto das ONGs da Grande Vitória, in Cadernos de Serviços Social Nº 16, ano IX, Ed. Departamento de Composição e Gráfico da PUC – Campinas, Campinas 2000.
MONTAÑO, Carlos Das “Lógicas do Estado” às sociedade Civil Estado e “terceiro setor” em questão, in Revista Serviço Social e Sociedade N.º 59, Ano XX Ed. Cortez São Paulo, Março 1999.





Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários









Voltar para a página anterior