Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



8601238  visitas
Desde 15/10/1999
usuários on-line: 97

 

   Estudo Indica que Falta de Vitamina D Pode Aumentar Risco de Enfarte

Pesquisa publicada este mês no Journal of the American College of Cardiology aponta que a falta de vitamina D pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como enfarte ou derrame. A deficiência dessa vitamina já está associada a problemas em ossos, dentes e músculos. Esse novo estudo traz que sua carência também pode ser prejudicial ao coração, de acordo com informações da agência de notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A pesquisa associou baixos níveis na vitamina a fatores de risco como hipertensão, obesidade e diabetes, confirmando dados divulgados recentemente pelo Framingham Heart Study, do Instituto Nacional para Coração, Pulmão e Sangue em conjunto com a Universidade de Boston (EUA). Estes dados indicaram que pacientes com níveis de vitamina D abaixo de 15 ng/ml apresentavam risco duas vezes maior de enfarte, derrame ou outro problema cardiovascular quando comparados com indivíduos com níveis mais elevados.

Segundo os autores da nova pesquisa, a deficiência de vitamina D é mais importante do que se imaginava. Alterações recentes nos estilos de vida, como o trabalho em ambientes fechados, e o uso de filtro solar, que elimina até 99% da síntese de vitamina D pela pele, têm levado à queda em seus níveis. Ou seja, excesso de exposição ao sol faz mal, mas evitá-lo por completo parece ser também prejudicial à saúde.






Fonte: Uol - Ciência e Saúde / AE


Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários







Voltar para a página anterior