Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



9017273  visitas
Desde 15/10/1999
usuários on-line: 56

 

   Lugar de Dormir é no Trabalho



Quem pensa que a rede mais disputada na sede do Google no Brasil é a mundial de computadores está enganado. A rede que é atração na sede brasileira da gigante da internet é tipicamente maranhense, daquelas de deitar e dormir.

Este foi o toque brasileiro que o tradicional espaço de descanso das sedes do Google em todo mundo recebeu quando a sede de São Paulo foi inaugurada, há cerca de um ano. Iluminado à meia luz, o espaço de descanso do Google Brasil tem, além da rede, pufes, sofás, prateleira de guloseimas e até uma cadeira que massageia o corpo inteiro, dessas que a gente só vê em hotel cinco estrelas.

A qualquer hora

E o melhor de tudo: tirar uma soneca é permitido a qualquer hora do dia. E o diretor-geral do Google Brasil, Alexandre Hohagen, garante: não há vigilância sobre como os 65 funcionários usam o espaço de descanso. Dormir, descansar, comer doce ou levar o laptop para trabalhar ali é comum todos os dias, em qualquer horário.

A informalidade dá o tom na sede do Google Brasil: a idéia, aliás, foi reproduzir o clima de um dormitório de universidade. Além de dormir, os "universitários" da empresa também podem jogar dardos, frisbee ou comer um sanduíche na cozinha enquanto trabalham. Tudo em nome da criatividade.

Para Hohagen, o Google acredita que provavelmente uma idéia criativa, que pode melhorar o produto da empresa, surgirá mais rapidamente em um ambiente relaxado do que se o funcionário estiver sempre "amarrado" à própria mesa.

Desde os anos 80

Flordelice, da Semco: espaço de descanso e horários flexíveis desde os anos 80 (Foto: Fernando Scheller)Mas engana-se quem pensa que a soneca é institucionalizada somente em empresas "modernas" como o Google. A Semco, fabricante de equipamentos industriais (ar condicionado e sistemas de refrigeramento, por exemplo), é exemplo de um negócio tradicional administrado de maneira diferente. A companhia dirigida por Ricardo Semler oficializou a hora do descanso ainda nos anos 80.

Diferente do Google, as redes da Semco ficam ao ar livre, ao lado de um espaço que é normalmente para churrascos, jogos e confraternização de funcionários. A consultora de recursos humanos da empresa, Flordelice Bassanello, explica que a Semco deixou para trás os horários rígidos e aos poucos liberou os funcionários a cumprirem a carga horária da maneira que quiserem - o que pode incluir uma soneca no meio da tarde.

O processo começou no início dos anos 80, com a criação de uma cozinha que fica bem no meio dos escritórios, e evoluiu a ponto de a empresa incentivar a busca de espaços alternativos para o trabalho. Desde então, a produtividade e a satisfação dos funcionários na empresa só fez aumentar.

Segundo Flordelice, o bom resultado é obtido porque, com horários alternativos e de descanso, a empresa não ignora a vida do funcionário fora do trabalho. "Hoje, as pessoas estão livres para adequar o trabalho à vida pessoal. Podem trabalhar meia hora a menos, usar diferentes escritórios da Semco e até, em alguns casos, fazer suas tarefas em casa", explica.


Fonte: G1 - globo.com


Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior