Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



8220676  visitas
Desde 15/10/1999
usuários on-line: 348

 

   Marmoraria J. Savoia 


Miniatura de Catedral - Mármore - data? - Cemitério da Consolação - Rua 37 - 1/2
        Autor não identificado.

        Conhecida marmoraria de São Paulo, especializada em construção e montagem de monumentos funerários. Executou para Vicente Larocca um grupo escultórico em bronze, de 7m de altura, que se encontra na Rua 37 do Cemitério da Consolação. 

        Na mesma rua em que se encontra esse grupo escultórico executou a montagem de uma notável réplica miniaturizada de uma catedral gótica, um mármore de carrara, com 12,50m de altura, contendo detalhes que lhe são inerentes. Este último trabalho, vindo da Itália, e de autoria não determinada.

        Dentre as obras de valor histórico e artístico do Cemitério da Consolação destaca-se o bronze, em oval ( década de 80 do século XIX) no Mausoléu do Chapeleiros da Fábrica de Chapéus João Alfredo, de AUTORIA NÃO DETERMINADA, onde se vê a fábrica, a maior do gênero em São Paulo na época, situada no local, onde atualmente está localizada a estação do Metrô Anhangabau. 


Miniatura de Catedral (detalhe)
        A escultura mostra o córrego que vinha da Ladeira da Memória e levava água para a fábrica, à direita as plantações de chá (origem do nome dado ao viaduto), um filete ao alto, que representa o córrego Saracura-Mirim (nome das aves pernaltas existentes na região), cuja nascentes ficava no Bexiga.


Mausoléu dos Chapeleiros - Bronze - data??? - Cemitéria da Consolação - Quadra 13 - 21/22



Mausoléu dos Chapeleiros (detalhe)





Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários







Voltar para a página anterior