Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



9017242  visitas
Desde 15/10/1999
usuários on-line: 32

 

   Dicas de E-mail

        E-mail quer dizer, em inglês, correio eletrônico. Como o correio convencional, é preciso saber usar para tirar o máximo dele: uma carta mal escrita pode passar uma má impressão do autor. Uma carta mal endereçada pode não atingir a pessoa amada no dia desejado. Enfim, o e-mail exige um conhecimento para ser melhor aproveitado.

        Segue aqui algumas dicas de como você pode fazer para se tornar um craque do e-mail.

1. Assinatura
Softwares de e-mail permitem fazer uma assinatura padrão para todas as suas mensagens. Isso evita que você tenha que digitar o mesmo pedaço de texto várias vezes, o que evita erros e economiza tempo. Na assinatura, tente colocar apenas informações sobre como ser contatado, ou seja, telefones, celulares, pagers ou até e-mails alternativos. Evite colocar frases engraçadas ou, se colocá-las, lembre-se de mudá-las de tempos em tempos para que elas não percam a graça.

2. Links (ligações automáticas para endereços eletrônicos):
Quando colocar um link com algum site dentro da mensagem, não esqueça de colocar o endereço completo, incluindo o início "http://". Também tome cuidado com a pontuação. Colocar um ponto final logo depois do endereço para encerrar a frase, pode confundir o software e fazer com que ele inclua o ponto final no endereço deixando o link errado.

3. Anexos
Mandar arquivos anexados com suas mensagens pode ser um transtorno para quem recebe. Textos ou pequenas fotos podem ser enviadas sem problemas. Os programas normalmente mostram o tamanho do arquivo que você está enviando. Não deixe que eles passem de uns 30 K. Muitos provedores também limitam o tamanho da caixa postal dos seus assinantes. Mandar um e-mail com um arquivo muito grande pode fazer com que o destinatário perca algumas mensagens que venha a receber depois da sua.

4. Carbon Copy (Cc) e Blind Carbon Copy (Bcc)
O campo "Cc:" na lista de destinatários funciona exatamente igual ao campo "Para:". Ou seja, qualquer usuário colocado ali receberá uma cópia da mensagem. A única diferença é que por recebê-la pelo campo Cc ele fica sabendo que a mensagem era apenas para que ele tomasse conhecimento do assunto e não precisa respondê-la.

Já o campo "Bcc:" (blind carbon copy) traz um recurso a mais. Originalmente ele servia para mandar uma cópia da mensagem para alguém sem que o destinatário ficasse sabendo dessa cópia. Mas esse campo também é muito útil quando se está enviando a mesma mensagem para uma lista de usuários. Se essa lista for colocada no campo "Para", todos terão acesso ao nome e ao email dos outros da lista. Por isso, para garantir a privacidade dos seus contatos, mande a mensagem para você mesmo e inclua a lista de contatos em "Bcc". Ninguém verá o nome e o email de ninguém.

5. Criando pastas e filtros
Assim como faz com os arquivos no seu computador, é possível criar pastas para organizar as suas mensagens. Depois de algumas dezenas de mensagens, se você não fizer isso, sua caixa postal vai virar uma bagunça. Crie pastas com os nomes que quiser, desde que você reconheça o conteúdo que está lá dentro. Os programas de e-mail também tornam possível criar filtros para organizar as mensagens automaticamente. Coisas do tipo:
- Guarde todas as mensagens de remetente XX na pasta YY
- Apague todas as mensagens com mais de XX dias

E assim por diante.

6. Contatos
Ter a sua agenda de contatos no computador pode ser muito mais prático do que você imagina. Além de elas estarem guardadas em segurança, sempre que você for mandar uma mensagem o computador vai procurar na sua lista o nome das pessoas. Assim, começando a digitar o nome Se... é suficiente para que o computador já encontre algum Sérgio, por exemplo, na sua lista e já coloque o email dele na lista de destinatários.

E sempre que você receber uma mensagem de alguém pela primeira vez, basta clicar com o botão direito em cima do nome do remetente e usar o comando "Adicionar à lista de contatos" para ter o nome e o e-mail dessa pessoa guardados.

7. Senhas
Sempre que estiver usando o computador de alguém para checar o seu email, tome muito cuidado com a sua senha. Em muitos softwares modernos, sempre que você coloca uma senha nova em um computador, ele pergunta se quer que ele se lembra da senha na próxima vez. Esteja atento para responder "NÃO" a essa pergunta. Do contrário, o dono do computador terá acesso a sua caixa postal.

Quando estiver usando email baseado na Web, ou seja, que não usa nenhum programa de email e sim o próprio browser, lembre também de selecionar a opção SAIR antes de deixar o computador. Do contrário, alguém usando o botão BACK do browser poderá acessar suas mensagens.

8. Layouts em mensagens
Alguns programas já permitem que você use recursos especiais de texto nas suas mensagens, como negrito, itálico, entre outros. Tenha certeza de que o destinatário também pode ler esse tipo de recurso nas mensagens. Do contrário, a sua mensagem ficará praticamente ilegível.

 

iG-mail

 






Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior